sexta-feira, 13 de maio de 2011

Robert Johnson - 100 anos de existencia.


... no ano de 2011, no dia 08 de maio, completou-se 100 anos de Robert Johnsonn, sendo assim, nada mais justo do que disponibilizar os sons e um pouco de informação do nosso garota propaganda do blog.

Sem duvidas tudo e um pouco mais que você ouve saiu das mãos desse cara! Seja vc punk, banger, indie, rockirão, rockabilly ou até grindero... não importa, o estilo de vida, o conteúdo do material e a textura do som pelo qual vc despeja sua valiosa vida...Se é rock, nosso querido Robert Johnson esta no meio, e nos anos 30 já definiria o que seria musica selvagem, irreverente e marginal. Aprecie essa breve resenha e bom apetite. 




Robert Leroy Johnson (08.05.1911 – 16.08.1038) foi um cantor e o maior guitarrista de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues. Eric Clapton considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Pelas suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississipi.  A sua data de nascimento oficialmente aceite provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas entre  1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911. Robert Johnson gravou apenas vinte e nove músicas num total de 41 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. As suas músicas continuam a ser interpretadas e adaptadas por diversos artistas.

Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks" Johnson bebeu  whyski envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado por Jonhson ter flertado com sua mulher. Sonny Boy Williamson, que estava a tocar com Jonhson, havia alertado para o whisky, porém este não lhe prestou atenção. Johnson recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Existem várias versões populares para sua morte: envenenamento, sífilis e assassínipo com arma de fogo. O seu certificado de óbito diz apenas "No Doctor" (Sem Médico) como causa da morte.

Um mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza para tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente porSon House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail". O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural.
Johnson é freqüentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do século xx.

Embora Johnson certamente não tenha inventado o blues (há rumores de que foi Charley Patton a primeira estrela do delta blues), que já vinha gravando 15 anos antes de Johnson, o seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular. 

Dedicada a preservar a memória e os registros da lenda do Mississippi, a Fundação Robert Johnson – cujo presidente é Claud Johnson, o único filho do músico – promove este ano uma série de shows e outros eventos comemorativos pelos Estados Unidos.

Steven Johnson, vice-presidente da fundação e neto de Robert Johnson, falou ao Estado(jornal) por email. “Meu pai não conviveu com Johnson, não o deixavam. Blues era considerado coisa do diabo mesmo.”

O corpo de Robert Johnson não foi reclamado pela família e ele acabou sendo enterrado em cova rasa, sem identificação. Um fato triste, sem dúvida, mas que não deve ter entristecido o próprio músico, aonde quer que ele esteja, que cantava os seguintes versos na música Me and the Devil Blues:
Baby, I don’t care where you bury my
body when I’m dead and gone



Sweet Home Chicago é tocada em 8 vezes a cada 10 shows de blues pelo mundo..eu imagino! Muitos ja ouviram por ae com diversos grupos de blues ou rock n roll




Como nosso amiguinho é muito old skul nem se quer temos imagens em movimento dele! galera faz varias montagens com fotos ilustrando a letra das musicas! Crossroad! 




Download The Complete Recording - CD DUPLO - 27 canções - 41sessões.
http://www.4shared.com/get/NiHtWjCy/Robert_Johnson_-_The_Complete_.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário